Articulação de Gays quer arquivamento de projeto de cura LGBT
Depois da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT) e da OAB-GO (Ordem dos Advogados do Brasil em Goiás), agora é a Articulação Brasileira de Gays (Artgay) que se posiciona contra Projeto de Decreto Legislativo 234/2011, do deputado federal João Campos (PSDB-GO), que pretende liberar a “cura” para pessoas homossexuais feita por psicólogos.
Em ofício enviado ao presidente da Câmara dos deputados, Marco Maia, nesta quinta-feira, 21 de junho, a entidade pede ainda o arquivamento do Projeto que visa sustar a aplicação do parágrafo único do Artigo 3 º e 4º da Resolução n º 1 de 23 de março de 1999 do Conselho Federal de Psicologia – CFP.
“Os psicólogos não exercerão qualquer ação que favoreça a patologização de comportamentos ou práticas homoeróticas, nem adotarão ação coercitiva tendente a orientar homossexuais para tratamentos não solicitados”, diz a Resolução.
A Artgay pede ainda que seja desarticulada a audiência pública proposta pelos deputados federais e pastores evangélicos Roberto de Lucena (PV-SP) e Marco Feliciano (PSC-SP), programada para ser realizada em 28 de junho, que ironicamente é o Dia Mundial do Orgulho LGBT.