Livro conta fuga de homossexuais famosos após perseguição
A perseguição a homossexuais em várias épocas, e vários países, muitas vezes os forçaram a deixar sua terra natal em busca de refúgio em outro lugar, justamente o assunto principal de “Heróis e Exílios: Ícones Gays Através dos Tempos” (Gutenberg, 2011), do escritor Tom Ambroise. O autor faz uma pesquisa histórica detalhada para contar casos de famosos que se viram forçados a fugir acusados de crimes por amarem pessoas do mesmo sexo que o seu.
A introdução da obra adianta que “quaisquer que fossem suas razões pessoais para o exílio, todos esses homens e mulheres demonstraram grande coragem ao não permitir que tanto eles próprios quanto suas criações fossem vencidos por indivíduos preconceituosos, cujos nomes agora estão esquecidos”.
Dentre tantas histórias de perseguição e preconceito, algumas vezes com punições que passavam pela humilhação pública ou até pena de morte, estão no livro as fugas de Oscar Wilde, Lorde Byron, as Damas de Llangollen, William Beckford, Henry James, Paul Bowles e James Baldwin. O livro é rico ao mostrar como era a legislação de cada um dos locais das histórias que conta, fazendo um apanhado histórico do quanto de avançou em tantos anos.
“Não deve haver muitos casos mais terríveis de crueldade institucional contra indivíduos que não cometeram crime algum do que da perseguição sofrida, durante séculos, na sociedade ocidental, por homossexuais de ambos os sexos. Os do sexo masculino, em particular, considerados, durante certo tempo, os membros mais respeitados da sociedade grega da Antiguidade, sofreram, com o advento do cristianismo, uma surpreendente e irracional queda em desgraça.”
“Heróis e Exílios: Ícones Gays Através dos Tempos” – Tom Ambroise
Editora Gutenberg
216 páginas
R$ 34,90