Estudioso confirma: Shakespeare era bissexual

Um especialista em Shakespeare confirmou que Shakespeare era bissexual e aconselhou as pessoas a ultrapassarem os seu preconceitos relativamente a esta questão, segundo informações do PortugalGay.

As declarações do professor Stanley Wells, presidente do Shakespeare Birthplace Trust, vieram a público depois de o ator Sir Ian McKellen, que é homossexual, ter vindo a público afirmar que o dramaturgo histórico tinha tido relações com outros homens.

Sir Ian tinha afirmado que não há “nenhuma dúvida” que William Shakespeare teve relações sexuais com homens gerando alguma polémica nas terras de sua majestade.

Segundo o Professro Wells, Sir Ian não é “de maneira nenhuma” o primeiro a afirmá-lo. E esclarece que a questão está clara há vários séculos visto que há diversos sonetos de Shakespeare que são, inquestionavelmente, dirigidos a um homem.

“Shakespeare tinha três filhos e como tal é provável que não fosse exclusivamente homossexual. Mas ele pode ter amado tanto os homens como as mulheres.” disse. E brincou com a t-shirt que o famoso actor do Senhor dos Aneis e X-Men usa em algumas situações: “Algumas pessoas são gays. Get over it!”.

A sexualidade de Shakespeare já é debatida desde o século XIX. Se bem que não se saiba exatamente qual a identidade do jovem homem a quem os sonetos são dirigidos, não é posta em questão o facto de que os alvos do amor transcritos nas palavras do autor são em alguns casos homens e noutros casos mulheres, reforçando assim a bissexualidade do autor.

Por outro lado na peça O Mercador de Veneza há uma relação entre o já envelhecido Antonio e o seu jovem companheiro Bassanio. Há também a paixão entre homens em Henrique V.